quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Final do estadual alagoano de xadrez! SOU O CAMPEÃO!!

Chegou o grande dia,ufa...Estava muito ansioso e preparado para jogar essa final, jogar com os melhores de Alagoas partidas pensadas, será para mim um grande teste e vou levar muito a sério esse torneio, porque até agora os meus melhores resultados em estadual foi 2° potiguar (MF Carlos Henrique foi o campeão) e paraibano (MF Francisco Cavalcanti foi o campeão), que modéstia parte eu era para ser campeão, mas não fui porque é segredinho nosso, hehehe(deixei disso!!).


Quinta 20/11/2008 dia da consciência negra, por coincidência joguei as duas rodadas de negras e obtive a vitória jogando Siciliana!!


1.rodada: Jonathas Magalhães 0 - 1 Felipe Lobo

"Joguei a variante da najdorf, ele decidiu jogar a variante de 6.Bc4 com a idéia do avanço e5, sacrifiquei o peão de 'd6' para aproveitar fazer um contra-ataque na ala do rei, que foi bem sucedido, durou 24 lances. Ele cometeu erros sucessivos de conceito do ataque (quando capturei o bispo de 'b3' ele fez Cb3? o melhor era 'ab3', depois disso transferiu o Cb3-d5-c7 apoiado com o peão de 'd6' deixando o cavalo na sétima totalmente vulnerável e por fim uma centralização da Dama em 'd5' prematuramente) e com esses tempos perdidos na najdorf é fatal! O Jonathas foi o segundo no torneio e só perdeu para mim!"


Rafael Ferreira 0 x 1 Antonio Azevedo
Jayme Miranda 1 x 0 Jailton Campos
Gilson Melo 0 x 1 José Ferreira


2.rodada: Antonio Azevedo 0 - 1 Felipe Lobo

"Eu querendo jogar a najdorf, ele entrou na 4.Dxd4, joguei um sistema que a negra ficam com o par de bispo e duas torres (as damas sendo trocadas), ele com dois cavalos e torres , fiz uma novidade teórica 9.... Db6!?(para trocas as damas) para mim entra no meio jogo com a iniciativa, mas minha estrutura estava debilitada; depois das manobras do seus cavalos(o cavalo ficou centralizado em 'd5') tive que abrir mão do par de bispo ficando com o bispo negro e foi ele que fez a festa no tabuleiro. Detalhe na partida dei mate de PEÃO no lendário ex-campeão Alagoano!!"

José Ferreira 0 x 1 Jonathas Magalhães
Jailton Campos 0 x 1 Gilson Melo
Rafael Ferreira 0 x 1 Jayme Miranda



Sexta, mais duas partidas e essa terceira rodada foi maluca e ninguém acertaria todos os resultados e por minha sorte assumi a ponta do campeonato!

3.rodada: Felipe Lobo 0,5 - 0,5 José Ferreira


"Enfrento mais um teste de fogo o campeão alagoano 2007, ele tinha preparado uma siciliana 2....a6, sai bem na abertura e e queria definir logo, roquei grande, acelerei o meu desenvolvimento na ala da dama depois percebi que faltava um tempo(liberar o bispo de 'f1' tara liberar a torre de 'h1'). Ele consegui igualar no meio jogo e ficar ate melhor, mas cometeu um erro tático e ficou com a qualidade a menos. conseqüentemente entrei no relâmpago com ele e comecei a jogar com cuidado e ele rápido, e a partida estava quase definida e quando olho no relógio faltava uns 10 segundo, com isso ficou uma loucura acabei ficando com 3 peões e uma dama e o Ferreira ficando só com o cavalo; minha seta cai e ficou tablas por falta de material do Ferreira. Muito boa a partida!"

Jayme Miranda 0 x 1 Antonio Azevedo

Gilson Melo 1 x 0 Rafael Ferreira

Jonathas Magalhães 0,5 x 0,5 Jailton Campos


4.rodada: Jailton Campos 0 - 1 Felipe Lobo

"Joguei uma Benoni, ele foi na variante do avanço(d5), mas cometeu erros estratégicos na abertura, que aproveitei rapidamente, depois levou um lance tático perdendo um peão, conseqüentemente fiz a teoria do velho cubano trocando quase todas as peças, depois cegou um outro e a partida ficou fácil. Jailton era considerado o mais fraco do torneio por poucas experiência, mas mostrou sua força com empate com Jonathas, Azevedo e Rafael!"

Antonio Azevedo 0 x 1 José Ferreira Rafael

Ferreira 0 x 1 Jonathas Magalhães

Jayme Miranda 1 x 0 Gilson Melo



Sábado, mas duas partida e essa quinta rodada foi quando eu senti que venceria o torneio, ficando com 'um' ponto de diferença para o segundo.


5.rodada: Felipe Lobo 1 - 0 Rafael Ferreira

"Joguei com o Rafael, que estava muito abalado com o torneio (estava zerado), mas sei que ele vinha com todo (teve até proposta de 'mala branca') , ele entrou na clássica, conseqüentemente joguei o ataque inglês e fui para cima dele, depois de um 'f6' meu quebrou a sua posição e abandonou a partida depois das penetrações das minhas peças na sua posição. Rafael foi o campeão da semi-final."


Gilson Melo 0 x 1 Antonio Azevedo

Jonathas Magalhães 1 x 0 Jayme Miranda

José Ferreira 1 x 0 Jailton Campos


6.rodada: Jayme Miranda 0,5 - 0,5 Felipe Lobo

"Joguei com o meu amigo, irmão e o Penta campeão alagoano Jayminho, ele estava muito abalado com a derrota da rodada passada com o Jonathas, jogou uma linha contra a siciliana não muito comum 6.h3 e ele ficou inferior na abertura, com isso ofereci empate e ele aceitou. O Jayme conseguiu ficar na terceira posição, sendo o melhor representante de Maceió!"

Antonio Azevedo 0,5 x 0,5 Jailton Campos

Rafael Ferreira 0 x 1 José Ferreira

Gilson Melo 0 x 1 Jonathas Magalhães

Domingão, estava tranqüilo porque precisava só do empate para eu ser o campeão.

7.rodada: Felipe Lobo 0,5 - 0,5 Gilson Melo


"Peguei o vice de 2007, mas o Gilson não estava fazendo um bom torneio, ai ele jogou a mesma coisa que o Ferreirinha jogou contra mim, mas fiz uma mudança mais agressiva no sexto lance, ofereci empate e ele aceitou."


Jonathas Magalhães 1 x 0 Antonio Azevedo

José Ferreira 0 x 1 Jayme Miranda

Jailton Campos 0,5 x 0,5 Rafael Ferreira


CLASSIFICAÇÃO FINAL

1° FELIPE Lobo 5,5

2° JONATHAS Magalhães 5,5

3° JAYME Miranda 4,5

4° José FERREIRA 4,5

5° Antônio AZEVEDO 3,5

6° GILSON Melo 2,5

7° JAILTON Campos 1,5

8° RAFAEL Ferreira 0,5


Estou muito feliz e entusiasmado com mais esse título, volto para Natal com muita saudades dessa terra que me acolheu e me incentivou a jogar meu melhor xadrez, fiz amizades que guardarei por resto da minha vida(Yuri, Rafael, Tequila, Gelson, Ferreirinha, Azevedo, Wlisses, Gilson, Jonathas, Diego, Jailton, o chileno, Jorge,Carlinhos, Thiago....), e mil desculpas para aqueles que ficaram chateado comigo. Agradecer ao Jayme por tudo que ele fez por mim e pelo xadrez alagoano. Desculpa quaquer coisa amigo!!


Colocarei as partidas e fotos em breve!








6 comentários:

jon disse...

vlw Bob, aguardo revanche!!!!

Susana Soares disse...

Ei kd meu nome entre os amigos hein? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Brincadeira! Nossa amizade eh uma coisa a parte do Xadrez neh? rsrs Eii PARABENS pelo Titulo, você merece!!!Volte Sempre á Alagoas!!! Saudades! =***

Jorge Luiz disse...

bob manda teu email que mando os arquivos e a maneira de colocar o visualizador. meu mail eh jllsilva@gmail.com

Abraços,
Jorge lopes

Carlinhos disse...

Cara,
valeu!!! sua participação foi muito importante, sucesso na caminhada. se cuida pois a vida é um presente precioso. "Carlinhos"

Susana Soares disse...

Saudades!!!

Diego Cáceres disse...

Muy bien Lobo, felicidades desde Bolivia.

Postagens populares